segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fashionista

Retomo ao principal motivo de ter feito um blog há quase um ano atrás, estava em São Paulo, longe dos meus pais, meu irmão e melhores amigas e me sentia sozinha. Simples, um lugarzinho onde posso expressar todo meu dia a dia, minhas idéias e como circulam meus pensamentos e sentimentos, mas aos poucos comecei a escrever menos e menos, pois fui preenchendo este vazio que havia, mas agora, mesmo estando na faculdade que mais queria, estando em harmonia com meus pais e irmão, eu sinto que alguma coisa não está coerente. Depois que me tornei aluna da Santa Marcelina pude aprender o que é falar com amor da faculdade que faz e do curso que escolheu. Para muitos, fazer moda é algo fútil, banal... Pensam que nós apenas recortamos tecidos e desenhamos "mulheres vestidas", que engano, que mente ignorantepara pensar desta maneira! Fazer "Design de Moda" vai muito além dos acessórios, das roupas, dos calçados e do que para muitos está "na moda". Fazer moda é ter sensibilidade, é deixar o seu sentidos mais íntimos aflorarem, é estudar um pouco de cada assunto e adquirir um repertório amplo. Fazer "Design de Moda" requer que você entenda como funciona a economia do seu país e dos países que comportam o mundo, exige que saibamos como é a agricultura em nosso país, pois tecidos são feitos de fibras, e estas dependem muito da agronomia, como as de origem vegetal e animal, sem falar que precisamos aprender um pouco de matemática, pois temos desenhos técnicos que exigem precisão e temos que elaborar fichas técnicas, onde há uma exigência de cálculos como aproveitamento de área de tecido, quantidade de tecido por blusa, sem contar as grandes escalas! São tantos argumentos PRÓ-Moda que poderia ficar a noite toda aqui... Nós desenhamos muito, exercitamos nossa criatividade todos os dias, fazemos inúmeros trabalhos que dispõe muito tempo, fora o dinheiro que empregamos nisso. Algumas pessoas dizem que "ah,vocês ficam desenhando..." ou então "ficam modelando papel em um falso corpo", mas é muito além disso... Para elaborarmos trabalhos que precisam de contextos e principalmente coleções de Moda, só o conhecimento da faculdade não basta, é necessário que entendamos um pouco de tudo que se passa ao nosso redor: anatomia, fatos históricos antigos e atuais, televisão, literatura, novas técnicas de medicina, descobertas espaciais, novos compostos químicos, manifestos sociais, leis que regem nosso país e a população, novas fibras extraidas dos vegetais, e enfim, é como citei anteriormente, é um aglomerado de conteúdos! Agora questiono: Será que uma pessoa que faz um curso específico como exatas, humanas, etc teria a criatividade necessária para sair de um curso de Moda? É, fica aí a incógnita não é? "Fashion is the art Designers are the god Models play the part of angels in the dark Which one of you would ever dare to go against? That beauty is a trade and everyone is paid! Fashionista How do you LOOK???"

Um comentário: